Será possível viver em um mundo sem fronteiras?

mapa

Cada dia, estamos mais próximos de um mundo verdadeiramente sem fronteira. Mas será que realmente será possível? Ou, como podemos prever tal acontecimento. De fato, esse não será um fenômeno político que ocorrerá de uma maneira abrupta mas que ocorrerá de forma natural com o passar dos anos.

De certa forma a tecnologia tem um papel principal no desenvolvimento de um mundo sem fronteiras. Ou seja, desde a criação do primeiro sistema de transporte até o desenvolvimento de grandes máquinas aéreas, a fronteira das organizações sociais se expandiram a mesma medida. Nesse sentido, a internet impulsiona ainda mais essa interdisciplinaridade entre culturas entre as nações e as pessoas.

Diversidade das fronteiras

Nos livros de geografia podemos encontrar fronteiras fictícias que dividem o mundo em continentes, países, estados ou províncias, cidade e muito mais. Nesse sentido a visão mais comum que temos de fronteira consiste em uma linha que separa as regiões no mapa. Por essa razão podemos identificar as linhas retas produto da divisão do continente pelos países colonizadores.

fronteiras

Além desses tipos de fronteiras artificiais, os rios, como o caso do Brasil, Uruguai e Argentina, serve como uma fronteira física natural entre os países. Também entre as fronteiras artificiais na história, a muralha da China serviu como um exemplo de fronteira construída fisicamente pelo homem.

Por que existiram as fronteiras?

Desde o ponto de vista histórico, as fronteiras surgiram por uma necessidade de preservar as comunidades feudais em uma época muito mais hostil. Desse modo, as fronteiras se desenvolveram muito mais além da estrutura física.

muralha da china

Em outras palavras, a linguagem, a cultura e o estilo de vida davam ainda mais significado as fronteiras políticas que existiam na época. Portanto, com o decorrer do tempo essas fronteiras foram mudando de acordo com acontecimentos políticos como a primeira guerra mundial.

Como seria um mundo sem países tal como conhecemos?

Assim sendo, como mencionado anteriormente, a tecnologia tem um papel fundamental no processo de dissolução das fronteiras. Também conhecido como parte da globalização, a internet e as redes sociais eliminam as fronteiras geográficas, acercando ainda mais as pessoas de todo o mundo.

Nesse sentido, um mundo sem fronteira seria organizado pelas relações humanas em vez de conceitos de fronteira que existia no passado. Ou seja, as pessoas teriam acesso e direito de viver e participar de qualquer comunidade que existisse no mundo. Já em relação a cultura e o idioma, eles estarão cada vez mais fusionados e expressarão uma nova espécie de cultura. Nela, o bem-estar social prevalecerá qualquer tipo segregação.

Globalização 4.0

Outro conceito moderno da globalização, conhecido como globalização 4.0 está presente nos debates da geoeconomia atual. Desse modo, essa ideia faz referência construção de uma nova estrutura na quarta era da revolução industrial.

Assim sendo, nessa etapa a tecnologia dará início a um novo conceito de sociedade e da organização geopolítica do mundo inteiro. Logo, a inteligência artificial, a robótica e as redes de última geração como o 5G funcionarão como um estopim definitivo na mentalidade das pessoas em geral.

Posts Relacionados

Aviso Legal | Contato
© Cidadania Electrônica | Todos os direitos reservados