O valor das moedas e o maior mercado do mundo

A economia mundial consiste no resultado de diversos fatores políticos, sociais e econômicos e cada país tem uma participação nesse processo. Desse modo a flutuação do valor da moeda de cada estado está intrinsecamente relacionada a situação atual de cada país. Nesse sentido, os bancos centrais ditam o valor de seus interesses, as importações ocorrem de forma ordenada e dependem da oferta e demanda.

Em outras palavras, a economia mundial funciona como um resumo econômico da situação de cada país. Assim sendo, até as catástrofes ambientais exercem uma importante influência no resultado do valor da moeda de cada país..

Você sabe o que é o Mercado Financeiro?

Também conhecido como Forex (que faz referência ao inglês: “foreing exchange”) representa o maior mercado financeiro do mundo. Por isso, umas das suas principais características é decentralização. Também consiste no mercado mais líquido do mundo e que opera um volume de operações diárias que supera os 5 bilhões de dólares.

Dessa maneira neste mercado é possível prever a valorização ou desvalorização de uma moeda. Ou seja, muitos inversores minoristas e até mesmo, grandes corporações, utilizam dessa ferramenta para poder ganhar dinheiro ou vantagem. Embora seja uma ferramenta que necessita um estudo minucioso devido a sua volatilidade, sendo que todo o mercado pode mudar até mesmo no meio de transações.

Como é calculado a cotização de uma moeda?

Decerto a lei da oferta e da demanda possui um grande protagonismos na hora de definir o valor de uma moeda. Ou seja, quanto maior seja a demanda de determinado serviço, maior será seu preço e vice-versa. Assim sendo, com as moedas essa lei se aplicará de igual maneira, por isso o dólar americano configura uma das moedas mais forte do mercado.

Nesse sentido, quando os turistas vão aos Estados Unidos eles necessitam comprar dólares com suas moedas. Portanto, nessa simples operação ele valorizará o valor do dólar em comparação ao euro e quando isso ocorre se diz que uma moeda valorizou em função da outra.

Qual papel dos governos?

A economia de um país é de certa forma guiada pelo valor da moeda. Ou seja, o valor da moeda de um estado se desvaloriza em relação as moedas estrangeiras quando o valor de seus produtos é inferior comparado aos produtos estrangeiros. Embora se isso ocorre, será mais atrativo para os estrangeiros comprarem os produtos desse país em questão.

Por essa razão, alguns países manipulam o valor de suas moedas artificialmente para dar uma maior fluidez ao mercado. Entretanto, essa intervenção do estado no valor da moeda não ocorre de forma habitual já que essa estratégia também possui efeitos colaterais que a longo prazo afetariam a economia do país negativamente.

Estabilidade econômica e polarização do mercado capital

Embora possuir todas as características de uma grande potência sempre viram acompanhada de consequências negativas, sejam: ambientais, políticas, sociais e culturais. Ainda assim existem grandes potências mundiais que reúnem quase toda as qualidades necessárias para determinar o rumo da economia mundial.

Ademais do alto consumo dos cidadãos, o país necessita possuir uma taxa de desemprego quase nula, um mercado imobiliário em crescimento. Logo, como consequência disso um crescimento do produto interno Bruto. Portanto como uma população relativamente satisfeita e uma política estável, o país atrairia ainda mais inversores estrangeiros solidificando a hegemonia da moeda.

Posts Relacionados

Aviso Legal | Contato
© Cidadania Electrônica | Todos os direitos reservados