O futuro do tradutor online e a tecnologia 5g

tradutores online

Com o avanço das tecnologias da informação e do 5G, muitos outros produtos derivados surgiram como o resultado desses avanços. Nesse sentido, as aplicações de um tradutor online são ainda mais robustas e eficientes. Por essa razão, esses avanços se tornaram muito mais uteis e aplicáveis em vários contextos.

Desse modo, a esses tipos de aplicações se atribui a alta velocidade móvel de uma rede de internet 5G. Em outras palavras, a nova tecnologia de conexão permitira eliminar a latência, fazendo que o processamento da nuvem seja muito mais fluído e sem interrupções.

Dos sistemas de rede móvel pré-internet ao tradutor online

De certo modo, a tecnologia da tradução simultânea teve seu primeiro apogeu nos Julgamentos de Nuremberg. Assim sendo, depois de alguns incidentes isolados, o final da primeira guerra gerou uma necessidade inevitável para a criação de ferramentas que pudessem traduzir simultaneamente. Sendo assim, o julgamento foi o maior julgamento da história e foi executado em inglês, alemão, francês e russo.

Por isso, foi em meados dos anos 90 que as máquinas começaram a traduzir por si só. Isto é, os primeiros sistemas surgiram no Japão, através do centro de investigação e telecomunicações ATR e também da campanha NEC. Essa última criou um sistema que era instalado nos telefones móveis da época.

tradutor online 5g

Logo, mais tarde os sistemas de tradução na internet, ainda muito distante do que são hoje em dia, fomentaram a criação do famoso tradutor online, o Google tradutor. A princípio, seu algorítimo foi nutrido pelos documentos da ONU e do Parlamento Europeu.

Em suma, o tradutor da Google serviu de modelo para outras iniciativas similares destinadas também ao mercado de consumo. Ou seja, a utilização de algorítimos de predição para encontrar padrões evoluiu com o tempo. Agora, a maioria dos sistemas de tradução simultânea utilizam o machine learning e o deep learning. Sendo estes, duas vertentes da inteligência artificial que permite esses sistemas aprender e a se aperfeiçoar.

O 5g e a baixa latência

Em primeiro lugar, uma das grandes vantagens que tem o 5g para a tradução simultânea se resume na sua baixa latência. Ou seja, por ser praticamente nula comparada com o 4g que apresenta um atraso de 50 milissegundos do sinal. Em comparação com a nova geração de internet que tem um atraso entre 1 e 5 milissegundos, quase 50 vezes melhor.

Por essa razão que em um tradutor online esse fator serviria para que um diálogo, tenha muito mais fluidez. “Em concreto, o 5G permite centralizar o processamento na nuvem sem que o usuário possa perceber. Nesse contexto, a grande vantagem desse processo se resume no fato de que ao ser baseado em inteligência artificial e ao ser reproduzido em grande escala, a aprendizagem da máquina é incrivelmente mais rápido.”

Em outras palavras, além do usuário poder trabalhar com uma ferramenta de tradução muito mais fluída e inteligente. Também, ao longo do tempo, com o aumento da utilização da ferramenta o algorítimo se perfeicionará oferecendo um resultado muito mais preciso.

Outros benefícios do tradutor online e da internet 5g

Outra vantagem significativa está relacionada à acessibilidade dessas funções de tradução simultânea. Atualmente, apenas a última geração de dispositivos móveis tem recursos de processamento local, suficientes para suportar tarefas de IA, como tarefas realizadas por programas de tradução.

tradutor online

Mas, graças à nova conectividade, esses serviços aparecerão em uma gama mais ampla de dispositivos móveis. “O 5G pode introduzir serviços de tradução em tempo real em dispositivos que não têm poder de processamento local suficiente. Para fazer isso, o processamento é levado para a nuvem. Em outras palavras, o 5G permite que a arquitetura permita que a maioria dos dispositivos móveis suporte serviços de tradução em tempo real.

Posts Relacionados

Aviso Legal | Contato
© Cidadania Electrônica | Todos os direitos reservados