Qual o momento certo de recomeçar do zero?

renascer

Qual o momento certo de começar do zero? Bom, essa consiste de uma das perguntas mais difíceis de responder pelo simples fato de que todo momento realmente é um bom momento para recomeçar. Como também pela ideia de que realmente não recomeçamos do zero mas partimos de um ponto sólido e consciente que precede essa mudança de hábitos.

Nesse sentido, nesse artigo não pretendo definir realmente qual será o melhor momento para recomeçar. Mas como entender que existem certos hábitos ou até mesmo pessoas que já não nos aportam coisas boas, muito pelo contrário, que são como verdadeiros lembretes das áreas da nossa vida que precisamos organizar.

Por que recomeçar do zero?

Partindo da ideia de que pela nossa natureza a mudança consiste de uma parte natural das nossas vidas, estamos constantemente mudando e aprimorando hábitos. Assim, a necessidade de recomeçar a vida é uma constante na vida de cada indivíduo e aparece durante diversos momentos de uma vida. Logo os problemas com os relacionamentos, o desemprego, a dor do luto de perder uma pessoa amada ou até mesmo crises existenciais. Todos esses eventos são potenciais situações que nos fazem pensar na nossa vida em um sentido mais estendido.

crescer

Agora, quando esses momentos surgirem é importante saber aproveitá-los. Em outras palavras, utilizar esse estado sensível de reflexão interna será ideal para poder recomeçar e mudar hábitos antigos que já não são beneficiosos para a sua vida. Em contrapartida, se não resolvemos nossos problemas ao instante, poderemos fazer com que ele se torne um hábito mais difícil de reverter o que gera um mal-estar crônico abrindo portas para condições mentais muito mais perigosas.

Como identificar os problemas que nos impedem de evoluir?

Além de entender que nem sempre estamos vivendo aquilo que gostaríamos de viver, a mudança pode parecer abrumadora. Contudo, aprender a desconstruir algumas falsas verdades mudará por completo a sua forma de entender a si mesmo. Nesse sentido é importante ter em conta que a psicologia leva anos trabalhando e estudando essa realidade. Desse modo, uma área atende tais situações é conhecida como terapia narrativa, enfocada apenas em reformular o presente seja ele qual seja.

Ademais de tratar sobre a vida no momento atual essa forma de psicoterapia está fundamentada em alguns conceitos. Alguns deles diz respeito a como entendemos a nossa própria identidade e como ela está vinculada pela forma como contamos a nossa vida a nós mesmos.

Recomeçar do zero depois de uma grande perda

Seja uma oportunidade de trabalho ou até mesmo um concurso importante. Quem sabe até mesmo um par romântico ou um ente querido. Nós estamos a mercê dos incidentes e fatalidades que ocorrem a cada instante no mundo. Com isso poderíamos converter toda essa energia em uma nova etapa das nossas vidas.

De acordo com o psicoterapeuta Carl Rogers, todos nós possuímos os recursos necessários para poder melhorar a nossa sensação de bem-estar. Deste modo, é importante levar em consideração que nem sempre para recomeçar do zero é necessário viver uma grande mudança.

A felicidade como principal motor para recomeçar do zero

Em algumas ocasiões o problema não está no nosso entorno, mas está instaurado nas nossas vidas por algumas razões. Ou seja, as vezes sentimos que perdemos o significado daquilo que antes nos importava ou as frustrações de sonhos não realizados que florescem como um daqueles problemas que não gostamos de afrontar. Essas são situações como uma grande complexidade emocional e psicológica que nos obriga repensar nas nossas vidas.

recomeçar

Normalmente essas crises ocorrem na vida do jovem adulto e aparecem quando percebemos que o curso da faculdade não bem exatamente aquilo que você gostaria de fazer na vida. Entretanto, esse sentimento pode surgir em qualquer momento das nossas vidas e a melhor dica para essas situações é a de afrontá-los. A vida humana já é fisiologicamente bastante limitada para poder vivê-la infeliz.

Posts Relacionados

Aviso Legal | Contato
© Cidadania Electrônica | Todos os direitos reservados